labs

Infarmed manda parar a venda de atacado de quatro medicamentos

Foram detetadas não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico de quatro medicamentos, três são paracetamol

A Autoridade do Medicamento determinou a suspensão imediata da venda de lotes de quatro medicamentos disponíveis em Portugal, devido a “não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico”.

Os lotes em causa são de quatro fármacos: o Paracetamol Bluepharma 1000 mg, o Paracetamol Sandoz 500 mg, o Supofen comprimido 1000 mg e o Metformina Mylan.

“Na sequência de uma inspeção realizada pelo Infarmed ao fabricante de medicamentos para uso humano Granules India Ltd. (Gagillapur, Índia) foram detetadas não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico, relacionadas com a atividade de granulação e embalagem primária de comprimidos”, refere uma nota publicada no site da Autoridade do Medicamento, onde surgem referidos os respetivos lotes.

A informação refere que os doentes que estejam a usar os referidos lotes dos medicamentos não devem contudo interromper o tratamento, sendo antes aconselhado que consultem o médico para que prescreva remédio alternativo.

Já as entidades que têm estes lotes em stock não os poderão vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

Ao DN o Infarmed explicou que elaborou “de acordo com os procedimentos comunitários de inspeção da Agência Europeia do Medicamento a fabricantes de medicamentos, um relatório de inspeção com as não conformidades detetadas e enviou ao fabricante, para que este devolva ao Infarmed o plano de medidas corretivas a implementar na sequência das não conformidades detetadas em sede de inspeção”. A autoridade nacional planeia fazer uma “inspeção de acompanhamento a este fabricante no 1º trimestre de 2017, após avaliação das medidas corretivas enviadas pelo fabricante”.

3 comentários em “Infarmed manda parar a venda de atacado de quatro medicamentos”

  1. Infarmed manda parar a venda de atacado de quatro medicamentos – EverSIL Olá Galera, estou usando um excelente webservice para envio de Sms em Asp. Muito Fácil, os códigos já estão prontos só baixar: Acessa muito Bom Mesmo Galera!

  2. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios
    sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente,
    muito bem feito e explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.

    desculpe o português estou fora do BR a anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *