orgaos

Novas técnicas hospitalares para visualizar o que está dentro do corpo

Houveram sempre avanços nas técnicas hospitalares para visualizar o que está dentro do corpo de forma menos evasiva – desde a ecografia ao raio x ou à ressonância magnética -, mas agora os médicos poderão ver praticamente tudo o que está dentro do corpo de uma só vez, graças a uma câmara que permite através do corpo.

A câmara, que consegue ver através das estruturas e para o interior do corpo, deteta fontes de luz por trás de cerca de 20 centímetros de tecido corporal.

Como reporta o Science Alert, o protótipo foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, para ser utilizado conjunto com endoscópios – instrumentos utilizados para observar o interior de certos órgãos ou de certas cavidades, dotados geralmente de um tubo óptico com iluminação própria.

Os endoscópios são utilizados em vários procedimentos médicos, mas até agora era difícil conseguir confirmar externamente exatamente onde é que o endoscópio estava no corpo sem recorrer ao raio x.

Apesar de não se saber quando é que esta tecnologia poderá começar a ser utilizada em instituições de saída, esta é uma inovação promissora no campo das técnicas de imagiologia e diagnóstico. https://goo.gl/B6XlRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *